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Estratégias de Marketing Online para atrair clientes e maximizar receitas

Veja o artigo que a Milestones publicou na Revista Publituris Hotelaria

Estratégias de Marketing Online para atrair clientes e maximizar receitas

Criação de riqueza em 2012 centrada no aumento da receita e não em cortes cegos na despesa. Este é desafio que lhe lanço hoje. Dir-me-á que, em período de recessão económica, é muito difícil trilhar esse caminho. Mas pense numa estratégia de ""oceano azul"" - focada no marketing online - em que, através de uma pesquisa orgânica, os seus clientes encontram o seu negócio nas primeiras referências da primeira página, entram no seu website e fazem a reserva automaticamente. Tudo num segundo de um clique. Este é o sonho de qualquer hoteleiro, mas contam-se pelos dedos os que apostam verdadeiramente nesta estratégia.

Os hoteleiros costumam reforçar a presença online por via de OTA's, desvalorizando a aposta no desenvolvimento de canais próprios. Essa opção tem consequências negativas sobre a margem libertada. Em 2010, segundo um estudo da PhoCusWright, a contribuição das OTA's em termos de reservas online foi de 40% e, de acordo com o HeBS Research, o montante de comissões foi de 5,4 milhares de milhões de dólares. Imagine agora o impacto na sua margem libertada - e dadas as suas estratégias para optimizar a presença online - se apenas 5% deste montante fosse desviado para os hoteleiros de forma directa. Para não falar ainda no custo que representa uma reserva directa versus indirecta. É verdade que custa mais desenvolver uma estratégia integrada no curto prazo. Contudo, no médio e no longo prazo os impactos em termos de receita podem ser muito relevantes. É, aliás, aqui que gostaria que centrasse a sua atenção, na integração entre as estratégias de oceano azul e long-tail.

Dois passos cruciais em 2012. Em primeiro lugar, pense a fundo na sua estratégia de diferenciação. O seu hotel oferece uma cama para dormir ou uma experiência memorável? O que deve fazer para tornar o seu produto único? Está no oceano azul ou no oceano vermelho, numa guerra desenfreada de preços? Convém escolher um caminho fácil de entender e que o mercado valorize, informando-se ainda sobre novas tendências como o pet travel, experiências autênticas, entre muitas outras. E pense, de seguida, na forma como vai comunicar o seu sítio na internet - de preferência através de uma estratégia long-tail. Aproveito para avançar com um dado relevante: as palavras-chave muito específicas garantem taxas de conversão superiores e muito menos concorrência, tornando a pesquisa mais eficaz. Aqui estão entre 70% a 80% dos seus potenciais clientes, facto este que reforça a ideia acima apresentada sobre a necessidade de diferenciação.

Recomendo vivamente literatura dedicada a estes temas e termino onde comecei, ou seja, desafiando-o(a) a pensar em formas inovadoras e diferenciadoras de aumentar a sua receita e fazer crescer o fluxo de clientes online. Porém, deixo um alerta: pense nesta solução recorrendo sempre a um plano de marketing online integrado e em total sintonia com o plano de marketing geral. Caso contrário, estará a investir em pontas soltas e difusas e não numa forma consequente de concretizar a tão necessária estratégia. Reflicta, planeie e parta para a acção.