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Redes Sociais - um risco ou uma oportunidade?

Segundo a empresa PhocusWright (Travel Industry Research), o networking social é uma das ferramentas mais poderosas actualmente no Turismo.

Redes Sociais - um risco ou uma oportunidade?

Segundo a empresa  PhocusWright (Travel Industry Research), o networking social é uma das ferramentas mais poderosas actualmente no Turismo. Ainda, salienta que as redes sociais usadas com fins relacionados com viagens tem crescido mais que a própria indústria do Turismo, sendo o Facebook e o TripAdvisor os mais populares, este último com 35.382.000 visitantes mensais (PhoCusWright's Social Media in Travel 2011: Traffic, Activity and Sentiment.).

Na área do turismo e viagens as recomendações e opiniões são de extrema importância. Lembre-se que no ciclo do novo consumidor o primeiro passo que o consumidor dá quando vai à procura de uma unidade hoteleira em determinado destino é precisamente  fazer a comparação das diferentes unidades, não para reservar, dirigindo-se às OTA´s, o segundo passo é saber o máximo possível sobre as unidades seleccionadas, visitando sites de reviews como o trip advisor (Cornell School of HotelAdministration). Agora imagine que apenas neste passo, como um comentário, um simples post ou uma foto magnífica tirada por cliente que adorou a experiência no seu Hotel, pode influenciar o processo de decisão e todos os potenciais clientes que pode atingir apenas num click, é colossal.

As redes sociais permitem partilhar as experiências das férias com o mundo em tempo real e isso tem um peso imensurável no mundo virtual.

Algumas das oportunidades a considerar na utilização das redes sociais na área do Turismo:

  • Novos clientes: Usando novos canais diferentes do habitual está a aumentar a probabilidade de chegar a novas pessoas, ajudando as mesmas a encontrá-lo de outras formas além do website podendo assim ganhar mais novos clientes.
  • Comunicação efectiva: Sabendo o que dizem de si nas redes sociais e participando da comunicação, cativa e potencializa a sua relação com actuais e potenciais clientes, passando uma imagem de credibilidade e confiança.
  • Passa-palavra: O chamado "word of mouth", uma ferramenta poderosa na área do Turismo. As pessoas que estão nas redes sociais relacionadas com esta área são ávidas por informação relevante e original. Quando a obtêm, facilmente a passam a outras pessoas, obtendo assim um efeito viral.
  • Gestão da reputação online: Estando presente nas redes sociais e fazendo uma monitorização e controle constante das mesmas consegue gerir a imagem da sua marca nas mesmas.
  • Tecnologia divertida: Esta é uma oportunidade excelente de utilizar todas as ferramentas e aplicações online que o podem ajudar a criar conteúdo original e divertido que o irá ajudar a atrair potenciais clientes: videos, artigos, ebooks, widgets, álbuns de fotos, grupos de discussão, eventos online, concursos, etc.
  • Fazer parcerias com marcas que o completem: Viajar é uma experiência com muitos componentes. Dependendo da sua área, efectuar parcerias online com agências de viagens, empresas de transportes, restaurantes, empresas de actividades, pode completar a sua presença e a oferta nas redes sociais.
  • Dar a conhecer a sua região: Qualquer que seja o seu negócio na área do Turismo, este está inserido numa determinada região que as pessoas pretendem visitar e conhecer. Não se limite a dar a conhecer o seu negócio, seja criativo e use as redes sociais para dar mais às pessoas e ajudá-las a conhecer a sua região, criando um desejo ainda maior por visitar a mesma.

No mundo das redes sociais ligado ao Turismo, podemos dizer que os potenciais turistas querem o mesmo que leram de outros turistas: aquela experiência fantástica com tudo que têm direito. Se não estiver no mundo virtual de modo efectivo e a esta rede de partilha, estará a perder uma margem de 99,9% de potenciais clientes que desejam obter o máximo de informação possível sobre aquela experiência inesquecível que tanto anseiam. Vai deixar isso acontecer? As redes sociais apenas criam uma oportunidade, cabe a si saber aproveitá-la ou não.