Segundo a empresa PhocusWright (Travel Industry Research), o networking social é uma das ferramentas mais poderosas actualmente no Turismo. Ainda, salienta que as redes sociais usadas com fins relacionados com viagens tem crescido mais que a própria indústria do Turismo, sendo o Facebook e o TripAdvisor os mais populares, este último com 35.382.000 visitantes mensais (PhoCusWright's Social Media in Travel 2011: Traffic, Activity and Sentiment.).
Na área do turismo e viagens as recomendações e opiniões são de extrema importância. Lembre-se que no ciclo do novo consumidor o primeiro passo que o consumidor dá quando vai à procura de uma unidade hoteleira em determinado destino é precisamente fazer a comparação das diferentes unidades, não para reservar, dirigindo-se às OTA´s, o segundo passo é saber o máximo possível sobre as unidades seleccionadas, visitando sites de reviews como o trip advisor (Cornell School of HotelAdministration). Agora imagine que apenas neste passo, como um comentário, um simples post ou uma foto magnífica tirada por cliente que adorou a experiência no seu Hotel, pode influenciar o processo de decisão e todos os potenciais clientes que pode atingir apenas num click, é colossal.
As redes sociais permitem partilhar as experiências das férias com o mundo em tempo real e isso tem um peso imensurável no mundo virtual.
Algumas das oportunidades a considerar na utilização das redes sociais na área do Turismo:
No mundo das redes sociais ligado ao Turismo, podemos dizer que os potenciais turistas querem o mesmo que leram de outros turistas: aquela experiência fantástica com tudo que têm direito. Se não estiver no mundo virtual de modo efectivo e a esta rede de partilha, estará a perder uma margem de 99,9% de potenciais clientes que desejam obter o máximo de informação possível sobre aquela experiência inesquecível que tanto anseiam. Vai deixar isso acontecer? As redes sociais apenas criam uma oportunidade, cabe a si saber aproveitá-la ou não.
Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais.