Uma estratégia de revenue management é essencial para obter resultados positivos no seu projeto. E antes de apresentarmos as vantagens de desenvolver o trabalho de revenue management em outsourcing, explicamos melhor o que é e porque é tão importante.
A definição mais consensual de revenue management na indústria hoteleira, é a de “Vender o quarto certo, ao cliente certo, no momento certo, ao melhor preço, através do canal certo, ao melhor custo-benefício”.
O revenue management consiste no uso de dados e elaboração de análises que ajudam a prever a procura e padrões de consumo de forma mais precisa e detalhada. A gestão de todos estes fatores permite tomar decisões de preço e distribuição de forma mais consciente e informada, com o objectivo de maximizar a receita da unidade hoteleira.
A importância desta gestão está ligada ao facto do mercado hoteleiro ser dinâmico. Os preços variam e os vários hóspedes de diferentes segmentos estão disponíveis para pagar valores diferentes. Sendo assim, pretende-se maximizar o resultado financeiro ao tomar as decisões mais acertadas sobre o preço estipulado e diferentes canais de distribuição.
No final, o hoteleiro ou o revenue manager, quererá vender o máximo de quartos possível ao melhor preço.
Encontrar o melhor preço e estabelecer os melhores canais de distribuição para obter o melhor resultado são necessários recursos que, por norma, uma empresa especializada em revenue management possui. Uma empresa focada nessa gestão recomendará a melhor tecnologia necessária, partilhará know-how e métodos de análise, só possível quando existe uma visão alargada do mercado. Os anos de experiência, as melhores práticas e metodologias usadas são fatores que certamente levarão o seu projeto aos melhores resultados financeiros.
Ao colocar esta gestão em outsourcing, existe a mais-valia de ter mais que uma pessoa a gerir e a analisar o seu hotel. Isto acontece porque estará a entregar o seu projeto a uma equipa que discute e implementa decisões em conjunto, que partilha conhecimento, o que se traduz em análises e opiniões mais completas.
A polivalência não produtiva é algo que se verifica em muitos casos na hotelaria, por exemplo um rececionista que é igualmente responsável por servir os pequenos-almoços e que ainda executa funções de revenue manager, quando o tempo lhe permite. Se uma só pessoa possui tantas responsabilidades, algumas, se não todas, não estarão a receber a atenção devida. Esta é outra das razões e vantagens de contratar um serviço outsourcing para gerir a receita do seu hotel.
O revenue management é muito mais do que mudar um preço conforme a época ou escolher um canal de distribuição. Esta gestão diária engloba vários fatores como segmentação, padrões de procura, tipologias, analisar toda a receita que o hotel gera a partir do restaurante, dos eventos, ou outras fontes de receita. É também fazer a análise para além do próprio hotel, ao ter conta a economia atual e muitos outros fatores externos.
Na Milestones oferecemos mais do que uma gestão em outsourcing, criamos uma ligação com o seu projeto e a informação das decisões flui entre as duas partes. Somos a sua equipa fora do hotel e ajudamos não só na gestão da sua receita como em outras áreas, desde o marketing à implementação do seu projeto.
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