Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Impacto do feedback na procura seu hotel e como obtê-lo

A importância de receber feedback dos seus hóspedes

Impacto do feedback na procura seu hotel e como obtê-lo

O feedback é algo que na vida recebemos continuamente e de várias formas. Recebemo-lo nas nossas relações interpessoais, no nosso trabalho ou até mesmo a fazer desporto e é algo que faz sempre a diferença, porque se traduz num olhar de fora para dentro, feito por alguém que observa.

Na hotelaria o feedback tem um papel ainda mais importante, pois irá transmitir a experiência do hóspede, e que o ajudará, enquanto hoteleiro, a traçar soluções para eventuais problemas no serviço ou a manter iniciativas que geram partilhas positivas de quem fica no seu hotel.

No final, o objetivo de um hotel é receber bem os seus hóspedes, providenciar conforto e uma experiência positiva a todos os níveis. Se toda a experiência corresponder às expectativas e existir partilha de feedback, então existirá uma maior probabilidade, não só dos hóspedes repetirem a estadia, como a de outros possíveis hóspedes escolherem o seu hotel para ficar, uma vez que a classificação dada por pessoas reais e externas ao estabelecimento é positiva.

Sabendo a importância do feedback para o seu hotel, o próximo passo é saber como o receber.

Como receber feedback dos seus hóspedes

Plataformas online

Seja Google My Business, TripAdvisor ou OTA’s como a Booking, preste atenção a todas as reviews que são partilhadas nestes meios. Não só estas reviews alteram a notoriedade do seu hotel, como oferecem poderosos pontos de vista de hóspedes que pode utilizar para melhorar o seu serviço.

As reviews online são de extrema importância para o seu negócio, fazem parte do caminho de tomada de decisão e estão disponíveis para todos. Não se esqueça de lhes dar atenção e resposta, como forma de fazer também a gestão da sua comunidade e, em casos como o da Booking, ao responder estará a trabalhar o algoritmo em seu proveito.

Oiça o staff

Os seus colaboradores estão na linha da frente do contacto com os hóspedes, e por tal elogios ou queixas diretas ser-lhe-ão transmitidas. Crie um clima de partilha entre colaboradores e direção para tomar decisões com base neste feedback direto de clientes.

Peça diretamente

Se tem dificuldade em receber feedback ou o que recebe não é suficiente, peça diretamente. Através de um e-mail pós-estadia, peça uma review no TripAdvisor, torne o pedido mais pessoal ao entregar um cartão com o nome do colaborador e pedir uma avaliação do seu serviço. Estas são apenas algumas ideias, o importante é mostrar-se receptivo a receber feedback.

O feedback negativo também conta

Por último, um destaque para o feedback negativo e o porquê de ser importante dar-lhe atenção. Por norma os clientes tendem a avaliar quando a experiência não foi muito positiva, mas poderá usar isto a seu favor. Escute e analise todas as reviews negativas, são fontes de informação para aquilo que pode e deve ser melhorado. Ao identificar as falhas que foram apontadas por pessoas “de fora”, poderá corrigi-las e torná-las novos fatores de atração. Por exemplo, se muitos hóspedes têm queixas em relação a alcatifas sujas ou gastas, retire-as e dê um novo ar ao seu hotel. Desta forma estará a eliminar uma fonte de reviews negativas e um custo de manutenção.