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Sabia que 70% dos seus clientes estão na "Long Tail"?

Um estudo muito interessante da Optify confirma a elevada importância de estar na primeira posição dos resultados orgânicos do Google. Para a primeira posição de pesquisa orgânica a taxa de clique é de cerca de 36%, o que corresponde a uma grande parte dos cliques totais.

Sabia que 70% dos seus clientes estão na "Long Tail"?

Deixamos algumas ideias importantes deste estudo para tomar em consideração:

  • O motor de pesquisa permite-nos ser eficazes e precisos na aquisição de tráfego. Para tirar o máximo partido desta ferramenta é necessário perceber como é que os clientes utilizam o motor de pesquisa no seu ciclo de compra;
  • A Google desenvolveu excelentes filtros dentro do analytics que permite identificar as palavras-chave (keywords) mais procuradas pelos clientes;
  • Segundo o estudo Optify, as keywords que possuem um maior volume de pesquisas têm uma concorrência muito elevada e só vale a pena optimizar um site para este caso, se for possível estar presente nos 5 primeiros resultados das pesquisas. Caso contrário, os resultados dessa optimização não serão relevantes e trarão poucas visitas. Esta zona chama-se a head e caracteriza-se por keywords mais genéricas e forte concorrência;
  • Keywords longas, muito mais específicas conseguem taxas de conversão superiores, são as chamadas keywords long tail e podem ter um volume de pesquisas inferior, no entanto, possuem muito menos concorrência, tornando-se a pesquisa muita mais efectiva, o que ajuda bastante em termos de resultados;
  • optimização para keywords long tail irá trazer sempre mais tráfego ao site, excepto se, numa optimização para head terms for possível conseguir estar presente nos 5 primeiros resultados da pesquisa, o que é muito dificil perante a forte concorrência;
  • Podemos desenvolver estratégias de ""long tail"" keywords para actuar em nichos menos competitivos, mais segmentados e ser bem sucessidos;
  • Na long tail residem entre 70% a 80% dos seus potenciais clientes, o que significa que uma estratégia baseada na diferenciação ajuda não só o marketing offline mas também o marketing online;

 Como captar visitas na long tail?

  • Criando páginas com conteúdo estratégico optimizado e palavras-chave de Long Tail
  • Desenvolvendo campanhas com palavras-chave de Long Tail direccionadas para as respectivas páginas
  • Monitorizando o peso da Head e da Tail. A Tail deverá representar aproximadamente 80% do total do tráfego do website

 Para mais informações sobre como o(a) podemos apoiar em estratégias de optimização para internet, não hesite em contactar-nos.

Fontes: http://www.searchengineguide.com