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A pergunta mais frequente no Workshop…o que faço agora? Que passos que devo dar para montar toda a minha estratégia de marketing e vendas?

Resumimos as nossas ideias sobre os passos a dar.

A pergunta mais frequente no Workshop…o que faço agora? Que passos que devo dar para montar toda a minha estratégia de marketing e vendas?

O primeiro passo é reflectir sobre a sua estratégia, o que é vai acrescentar ao mercado e qual a principal razão de ser da sua empresa, seja qual for o projecto turístico. Tente responder ao "porque é que existo"?

A interacção do local e o empreendimento turístico é essencial, pois poderão ser criadas grandes sinergias entre experiências que o local apresenta e o que o projecto poderá oferecer. Outra questão essencial é como os turistas chegarão até si. Ainda, analise as tendências do mercado e como está mundopreveja o melhor e o pior dos cenários.

Determine o caminho que vai seguir e estabeleça os pontos estratégicos de forma clara e concisa, é crucial para o sucesso do seu empreendimento. Pense no grupo de clientes que deseja atingir, este vai determinar a margem de preços e experiências a potenciar e faça desde logo uma segmentação de mercado para também poder praticar preços diferentes para targets diferentes. Mais uma vez a sua diferenciação do mercado é extremamente relevante e será o factor chave do êxito.  

Depois de traçado o caminho, nada como a criação de uma marca que reflicta a essência do seu projecto, e através da qual os clientes se identifiquem. A marca deve ser criada de dentro para fora e estar no centro da organização. A preocupação deverá ser extensível aos pontos de contacto da marca, ou seja, analise se a sua marca interage com o cliente e de que forma e active esses pontos de contacto por forma a criar uma experiência memorável. Estamos na Era das experiências, em que o consumidor deseja sentir-se vivo e contactar com o local, com novas realidades e sair da rotina. Desenvolva experiências relacionadas com seu grupo de clientes e proporcione uma experiência turística, mais do que a venda de quartos.

Dê uma olhadela aos seus concorrentes, o que se passa a nível nacional, e internacional, é importante manter-se informado, saber o que se passa, novidades, preços, tendências. A definição da sua tarifa é um processo complexo, influenciada por vários factores, desde a localização, concorrência, procura, entre outros, por tal seja dinâmico e desenvolva preços de acordo com a oferta e a procura e por outro lado desenvolva uma política tarifária que vá ao encontro dos vários segmentos de mercado, nunca se esquecendo da paridade tarifária. Crie um calendário de eventos para os períodos de época baixa e analise quais são os períodos de pico de procura.

presença online é extremamente importante, o seu cliente terá que o encontrar facilmente e quando o encontra deverá sentir-se atraído por tudo o que oferece. Lembre-se que é a sua oportunidade para conquistar o cliente em apenas um click. Um site construído por especialistas na área que preveja a optimização para internet, que tenha imagens fortes e emocionais e que tenha um sistema de reservas simples e eficaz fará com que a sua mensagem seja coerente e conquiste o cliente de imediato, convertendo visitas em reservas.

presença em OTA's é fundamental. Seleccione os canais de distribuição onde quer estar presente mediante o tipo de mercados que pretende atingir e desenvolva uma política coerente de e-commerce e revenue management.

Cada vez mais é importante envolver-se e promover o próprio destino, lembre-se que o seu hotel será procurado pelo destino, pelas suas gentes, as tradições locais, sendo as peculiaridades de um sitio e a sua essência o que muitos procuram. Para além das experiências que o projecto possa desenvolver, o próprio local enriquece a estada. Por tal una-se ao destino e potencie-o.

Por último não espere pelo último minuto para fazer a promoção do seu empreendimento, comece pelo menos com 6 meses de antecedência a divulgar nos meios de comunicação nacionais e locais, nas redes sociais, campanhas de promoção de abertura e a realização de um evento de inauguração, envolvendo toda a comunidade local.

 E lembre-se, abrir um empreendimento turístico é oferecer experiências únicas, criar ambientes memoráveis e encantar cada cliente, para que este volte e partilhe o que viveu no nosso espaço.

 Para mais informações sobre como podemos ajudar, não hesite em contactar-nos. Votos de bom trabalho e muitas reservas!