Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

O turismo e a vacina

Em 2020 o turismo foi dos sectores económicos mais afetados pela pandemia atual, mas há esperança.

O turismo e a vacina

Este ano de 2020, o turismo foi dos sectores económicos mais afetados pela pandemia atual, com impacto à escala mundial. A Covid-19 foi responsável pelo fecho de fronteiras, pelas várias restrições associadas ao turismo e pelo distanciamento social que obrigou a população a permanecer em casa.

Ainda que a situação tenha melhorado a meio do ano, foi claramente uma sensação de alívio temporária que rapidamente evoluiu para uma segunda vaga e resultou em mais restrições e confinamento.

A situação atual levou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico estimar que este ano a economia turística internacional sofrerá uma queda de cerca de 80%. Também a consultora McKinsey estimou que a receita turística global só irá chegar aos valores atingidos em 2019 num período de três a quatro anos. Muitas outras entidades e organizações chegaram a conclusões semelhantes, deixando claro que a recuperação do turismo não será imediata.

Mas há esperança.

O anúncio de uma nova vacina trouxe algum positivismo e até alguma expectativa de uma rápida evolução, tanto no setor da saúde, como a recuperação dos impactos negativos na economia.

Os efeitos da notícia sobre a vacina e a aprovação da sua comercialização rapidamente se fizeram sentir. Segundo dados da Skyscanner, a notícia da vacina anunciada pela Pfizer fez com que a pesquisa por viagens de ida e volta em classe económica nos Estados Unidos da América aumentassem 39% em comparação com o dia anterior, resultando num aumento de reservas em 25%. A mesma situação ocorreu com o anúncio da vacina Moderna, com a pesquisa de destinos internacionais a entrar para as estatísticas.

Para o turismo, a vacina representa um balão de oxigénio, um possível alívio para a pressão que os negócios turísticos têm sentido. É um novo fôlego e uma luz ao fundo do túnel.

Contudo, a recuperação deverá ser lenta, gradual e contínua. As decisões futuras deverão ser tomadas tendo em consideração que a existência da vacina não é por si uma solução, pois haverá ainda outros desafios a superar. Basta pensar que a população mundial não terá acesso à vacina ao mesmo tempo e que o vírus certamente continuará a circular.

Mas algo é certo. A situação pandémica é temporária, os turistas irão voltar e precisam dos vários serviços turísticos, desde alojamento, restaurantes e actividades de animação turística.

Mais do que nunca, prepare o seu negócio para esse momento. Reactive os seus planos de trabalho, realize todas as manutenções necessárias e aposte na formação do seu staff. As pessoas, mais do que nunca, estão desejosas de sair de casa e de visitar novos lugares. O futuro será brilhante certamente. Resta-nos ter capacidade de resistir até lá.