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5 razões para recolher os dados dos hóspedes e a sua importância

Saiba mais sobre a importância de uma estratégia para recolher os dados dos seus clientes.

5 razões para recolher os dados dos hóspedes e a sua importância

Desengane-se se pensa que o e-mail marketing morreu, este é aliás, uma das melhores formas para chegar mais diretamente e atrair pessoas para o seu negócio. Recolher os dados dos seus hóspedes ou clientes, como e-mail ou outros detalhes de contacto continua a ser fundamental para comunicar e fidelizar.

É certo que atualmente há uma grande aposta nas redes sociais para manter a comunicação com aqueles que demonstraram interesse no seu negócio, e essa é uma boa estratégia, mas não pode ser a única. Lembre-se que as redes sociais são apenas um espaço que lhe permite comunicar (está, no fundo, a alugar um espaço nestas plataformas), no qual não tem grande controlo e em que a maioria dos utilizadores já não interage de forma tão ativa.

Por estas razões, deverá ter na sua estratégia o recolhimento dos dados dos seus clientes e uma ferramenta de e-mail marketing para gerir a base de dados, enviar as suas comunicações de forma mais direta e analisar os resultados.

Descubra 5 razões para recolher os dados dos hóspedes

Torne-se independente na gestão dos seus contactos

Não dependa de canais de comunicação sobre os quais tem pouco ou nenhum controlo. Ao recolher os dados dos seus clientes está a obter uma informação fidedigna e pessoal, sem risco de ficar sem ela. Numa plataforma de e-mail marketing, crie uma base para guardar os dados que recolheu. O próximo passo será começar a criar uma relação ao enviar um e-mail para essa base de dados.

Antecipe-se e cause uma boa primeira impressão

Antes de um cliente chegar ao seu negócio, dê o primeiro passo para uma experiência acolhedora. Por exemplo, se tiver um hotel e estiver à espera da chegada de um hóspede, envie-lhe antes da chegada um e-mail a agradecer por ter escolhido ficar no seu hotel, aproveite para saber se existem pedidos especiais, preferências ou algo que o hóspede queira fazer ou adicionar no tempo da sua estada. Encontre uma forma de enviar comunicação pertinente e que fará a diferença. Uma primeira boa impressão.

Fique na mente do cliente

Como explicámos, uma boa primeira impressão pode fazer a diferença, mas um agradecimento final é igualmente importante. Utilizando o mesmo exemplo do hotel, um e-mail após estada transmite um sentimento de proximidade com o hóspede e dá-lhe um momento de destaque, de apreciação. Poderá aproveitar para incluir um convite para uma nova reserva, talvez com um código de desconto e um pedido de partilha de feedback, por exemplo, no Tripadvisor.

Informação correcta, e-mails personalizados

Se obtiver as informações certas dos seus clientes, a sua comunicação pode ser ainda mais personalizada. À parte dos dados pessoais, tente perceber as suas preferências e os seus hábitos. Desta forma, não só conseguirá atraí-lo novamente, como pode enviar ofertas mais pessoais. Utilizando o exemplo de um restaurante, se souber que um cliente seu tem preferência por um certo prato, quando o mesmo for prato do dia, envie uma comunicação com essa informação apenas para este cliente.

Envolva a sua equipa

Toda a equipa deve estar a par da estratégia implementada, principalmente colaboradores que se relacionam com clientes. Se todos estiverem informados, não haverá falhas de comunicação. É também essencial que os colaboradores percebam a importância desta estratégia, para que sintam que o seu trabalho faz a diferença e para que no momento de pedir os dados, se lembrem de tudo o que foi mencionado acima.

Para finalizar…

- No momento em que estiver a pedir os dados, se o seu cliente vem de OTA’s ou serviços de reservas que criam um e-mail de reserva próprio, lembre-se de pedir o contacto pessoal direto. Aproveite ainda para confirmar qualquer informação que não tenha ficado clara.

- Seja sempre transparente. Cumpra com as regras do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD), proteja-se a si e aos seus clientes ao incluir sempre um opt in e um opt out. Pergunte especificamente pela autorização de comunicação, relembre o cliente que pode sempre pedir para eliminar os seus dados ou fazê-lo pessoalmente e seja direto sobre o objetivo pelo qual está a recolher os dados.

- Ao escolher o tipo de software a utilizar, seja por exemplo Mailchimp, E-goi ou Revinate, tenha em atenção às integrações das plataformas com o seu website, com o PMS do hotel, aos planos que cada um oferece e o que incluem e à personalização que cada um permite fazer. Adapte a escolha às suas necessidades.