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Atenda! esta chamada é para si...

Leia este artigo publicado na revista Hotelaria, dedicado ao marketing digital no sector hoteleiro.

Atenda! esta chamada é para si...

Ao ler recentemente um estudo da consultora L2 Think Tank sobre o mundo digital e o sector hoteleiro, ainda me surpreendo com alguns gestores hoteleiros, que continuam com uma atitude de indiferença sobre o marketing digital. Segundo este estudo, no ano de 2000, as reservas pela internet, em termos globais, representavam 1% do total das reservas. Uma década depois este número representa já 50%.

Para além deste argumento imbatível que o novo mundo nos apresenta, este estudo mostrava também que o custo de uma reserva advinda no próprio website rondava os valores de ($2 - $6) versus uma reserva advinda das OTA's com valores de custo a rondar ($40 - $120).

Com esta realidade, continuo estupefacta quando muitos hotéis colocam os preços no seu próprio website mais elevados, quando comparado com os preços das OTA's ou mesmo quando o consumidor liga directamente para o hotel e lhe recomendam um site de reservas online externo ao hotel. Está na hora de atender esta chamada da Era Digital. Não há volta atrás, por tal deixo-lhe um esquema mental partilhado nesse estudo e que terá que me prometer, caro leitor, que jamais esquecerá. Aqui vai: imagine uma pizza e corte-a em quatro pedaços. Num pedaço coloque lá a palavra "Mobile". No outro pedaço coloque lá as palavras "Social Media". No outro pedaço coloque lá "Website". No outro pedaço coloque lá Marketing Digital (nomeadamente SEO, campanhas online, conteúdos, email marketing e digital PR). Esta pizza não poderá sair da sua mente. Leve-a consigo para todo o lado e pense em formas de desenvolver uma estratégia de marketing diferenciadora, ou melhor, pense qual será a história envolvente que vai contar aos seus hóspedes, activando-a nestes pedaços todos, de forma coerente, e com um plano de acção.

Se estivermos atentos, temos assistido ao movimento dos grandes grupos hoteleiros neste sentido, mas às vezes os grandes têm uma dificuldade acrescida, que é a optimização para a estratégia local, algo que um pequeno hotel conseguirá de forma mais eficiente. Por isso agarre-se bem ao seu destino, aos seus factores diferenciadores (se não os tem, construa-os) e parta neste comboio, porque ele já partiu há muito tempo e não vai voltar para trás!